31 março 2025
HomeEsportesJoão Faz História: Uma Conquista Surpreendente Além das Quadras de Tênis

João Faz História: Uma Conquista Surpreendente Além das Quadras de Tênis

João Fonseca continua a traçar seu caminho na história do tênis. Apesar de sua eliminação no Masters de Miami, após uma partida contra o australiano Alex De Minaur, na qual perdeu por 2 sets a 1, o tenista brasileiro encerra a competição com duas vitórias e um início de ano promissor. Em 2025, ele conquistou seu primeiro título ATP, no ATP 250 de Buenos Aires, ao vencer o argentino Francisco Cerundolo, que ocupa a 28ª posição no ranking mundial, em um jogo decidido por 2 sets a 0. Essa vitória resultou em um avanço de 31 posições, colocando Fonseca na 68ª posição no ranking global.

Fora dos jogos, Fonseca também alcançou um marco significativo ao atingir 1 milhão de seguidores no Instagram, tornando-se o tenista brasileiro mais seguido na plataforma. Nos últimos 30 dias, ele ganhou 65 mil novos fãs, sendo 43 mil apenas nesse fim de semana. Entre os tenistas ativos, o líder em seguidores é Novak Djokovic, com 15,6 milhões, seguido por Carlos Alcaraz, com 6,3 milhões. Com apenas 18 anos e 7 meses, Fonseca se tornou o tenista mais jovem a atingir essa marca, superando as conquistas anteriores da britânica Emma Raducanu e do espanhol Carlos Alcaraz. Além disso, ele entrou para o top 10 dos tenistas mais jovens a disputar um título desde 2000, com 18 anos, 5 meses e 26 dias, superando Roger Federer, que chegou à final em Marselha aos 18 anos e 6 meses.

Ainda no início do ano, Fonseca fez história ao se tornar o brasileiro mais jovem a ingressar no Top 100 do ranking da ATP, superando o recorde de Cássio Motta e Gustavo Kuerten, que conseguiram tal feito aos 19 anos. Desde 1973, o ranking da ATP já contemplou 27 tenistas brasileiros entre os 100 melhores do mundo em simples, incluindo nomes como Thomaz Bellucci e Jaime Oncins.

Com esse desempenho, surge a questão sobre a possibilidade de Fonseca se tornar um novo ídolo no Brasil e revitalizar o interesse pelo tênis no país, a exemplo de Gustavo Kuerten. Especialistas afirmam que o momento de Fonseca pode trazer inúmeros benefícios para o esporte, atraindo maior interesse tanto para a prática quanto para o acompanhamento das competições. Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, observa que esse é um momento propício para que instituições, marcas e clubes ampliem suas ações em torno do tênis. Ivan Martinho, professor de marketing esportivo, ressalta que, embora o talento de Fonseca seja inegável, sua trajetória ainda está em início, e a era digital oferece novas dinâmicas na construção de ídolos, acelerando sua visibilidade e oportunidades. Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, complementa que a influência dos atletas está crescendo, tornando-os figuras centrais na indústria do esporte, superando até mesmo os torneios e as modalidades propriamente ditas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!