João Fonseca retornou ao circuito de tênis com uma vitória destacada no Open de Madri. Na quinta-feira, dia 24, o atleta brasileiro enfrentou o dinamarquês Elmer Moller na quadra Manolo Santana, localizada no complexo Caja Mágica, em Madrid. O tenista carioca, que ocupa a posição 65 no ranking, derrotou Moller, vindo das qualificatórias, em um jogo que se encerrou em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3. O próximo desafio de Fonseca será contra Tommy Paul, que é cabeça de chave número 11 no Masters 1000.
O jogador brasileiro fez seu retorno às quadras após alguns dias de descanso, que se seguiram à sua eliminação no Miami Open, onde foi derrotado na terceira rodada no final de março. O intervalo não impactou seu desempenho em Madri, onde apresentou um jogo sólido. Esta foi a segunda participação de Fonseca no torneio, tendo sido convidado em 2024 e, nesta ocasião, competindo pelo seu ranking.
Durante o primeiro set, o jovem tenista de 18 anos levou um tempo para se adaptar à velocidade da quadra. Apesar de ser um circuito de saibro, onde normalmente a bola se movimenta mais lentamente, a velocidade em Madrid é superior à de outras quadras desse tipo. Ambos os jogadores acumularam 17 erros não forçados no set inicial, com algumas bolas indo para fora da quadra. Após ajustos, Fonseca conseguiu dominar a partida, garantindo a vitória na primeira parcial sem sofrer quebras, fechando em 6/2.
No segundo set, Elmer Moller, com o ranking 114, apresentou mais desafios ao brasileiro, mas sem representar um obstáculo significativo. As devoluções potentes de esquerda do dinamarquês foram eficazes, mas não suficientes para superar o bom jogo de saque e forehand de Fonseca. Com o apoio da torcida brasileira na quadra, João Fonseca finalizou o set com 6/3, completando a partida em 1h13 e avançando para a segunda rodada do torneio.
O próximo adversário de João Fonseca será Tommy Paul, que chegou à segunda rodada após um bye, sendo um competidor de destaque com histórico de semifinalista em Grand Slam e já tendo alcançado a posição de top 9 no ranking mundial.