O sorteio do Rio Open determinou os confrontos da primeira rodada do torneio. João Fonseca enfrentará o francês Alexandre Muller, atualmente classificado como 58º do mundo. A fase principal do evento terá início na segunda-feira, 17 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.
Outro tenista brasileiro, Thiago Monteiro, terá como oponente na estreia o argentino Facundo Diaz Acosta, que ocupa a 75ª posição no ranking. Monteiro possui vantagem no confronto direto, contabilizando duas vitórias em três encontros. Ele mencionou que tinha a intenção de treinar com Diaz Acosta antes do sorteio. “A expectativa é de um jogo difícil, de alto nível. Estávamos programados para treinar hoje à tarde, mas precisaremos alterar isso agora. Ele também é canhoto, mas me sinto preparado para esse desafio. Ainda tenho alguns dias para chegar à melhor forma”, declarou Monteiro.
Na competição, o argentino Baez busca se tornar o primeiro bicampeão na história do torneio. Em sua estreia, enfrentará o indiano Sumit Nagal, que é estreante na edição do Rio Open. Baez venceu o único encontro entre os dois, realizado em Genebra no ano anterior. “É muito especial retornar a um torneio e a um local onde tenho recordações muito boas. Todos os adversários neste nível são desafiadores, e enfrentar Nagal será uma boa prova, que encaro da melhor maneira”, afirmou Baez.
Além de Fonseca e Monteiro, mais três tenistas brasileiros também definiram seus adversários na primeira rodada. Thiago Wild enfrentará o espanhol Jaume Munar, o qual derrotou nas oitavas de final da edição de 2024 do Rio Open. Felipe Meligeni Alves jogará contra o cazaque Alexander Shevchenko, enquanto Gustavo Heide terá como oponente o argentino Francisco Comesaña.
O alemão Alexander Sverev, classificado como número 2 do mundo, é um dos favoritos e começará sua participação contra o chinês Bu Yunchaokete, que ocupa a 68ª posição no ranking. Sverev soma 23 títulos no circuito da ATP, incluindo dois ATP Finals conquistados em 2018 e 2021.
Outro destaque do torneio é o dinamarquês Holger Rune, que está na 12ª colocação do ranking mundial e possui quatro títulos no ATP Tour, incluindo os ATP 250 de Munique em 2022 e 2023, o ATP 250 de Estocolmo e o ATP Masters 1000 de Paris de 2022.
Além das competições de tênis, a ginasta Rebeca Andrade, reconhecida como a maior medalhista brasileira na história dos Jogos Olímpicos, será a “estrela da cerimônia de abertura” do evento.