As esperanças da pentacampeã de Grand Slam Iga Swiatek de alcançar sua primeira final do Australian Open foram frustradas pela americana Madison Keys nesta quinta-feira (23). Mesmo após a eliminação, a polonesa afirmou que ainda é jovem e que voltará mais determinada no próximo ano.
Swiatek teve a chance de vencer ao ter um match point em 6-5 no terceiro set, mas permitiu que Keys se recuperasse no tiebreak seguinte, encerrando a partida com um placar de 5-7, 6-1 e 7-6(8). “Eu construo meu jogo com base na solidez e intensidade, buscando controle, e hoje foi desafiador para mim manter essa dinâmica. Ela também jogou de maneira muito intensa”, comentou a tenista de 23 anos. “Entretanto, ainda sou jovem e tenho muito a aprender; há várias áreas nas quais posso me desenvolver, então estarei buscando isso para o próximo ano”.
Keys, de 29 anos, se tornou a segunda americana a derrotar Swiatek em uma semifinal do Australian Open, após Danielle Collins ter eliminado a polonesa em 2022. Swiatek reconheceu que cometeu muitos erros durante a partida contra Keys na Rod Laver Arena e expressou seu desejo de aprender com a experiência. “Eu tive menos tempo para tomar decisões com calma”, disse. “É complicado identificar exatamente o que faltou, pois sei que poderia ter servido melhor, por exemplo, mas não posso apontar um único fator que determinou a minha derrota”.
Com a derrota para Keys, Swiatek também perdeu a oportunidade de recuperar a posição de número um do ranking mundial, já que a atual campeã Aryna Sabalenka permanecerá no topo por enquanto. Quando questionada pela imprensa sobre a dor de não ter convertido o match point, de perder a chance de disputar sua primeira final em Melbourne e de não se tornar a número um novamente, Swiatek respondeu: “É preciso passar por essas experiências para compreender”.