O criminoso Odair José da Silva, de 47 anos, amplamente reconhecido como o maior assaltante de bancos e sequestrador de Santa Catarina, foi encontrado e morto em um confronto com a polícia em um sítio localizado na zona rural de Rio do Sul, na sexta-feira, 14 de outubro. Até o momento de sua morte, ele se encontrava foragido e acumulava uma sentença de 60 anos de prisão devido a múltiplos assaltos a instituições bancárias.
A atuação criminosa de Odair teve início no começo dos anos 2000, com seu envolvimento em diversos roubos. Somente em 2023, ele foi acusado de sequestrar um gerente de banco, mantendo a esposa e as filhas da vítima em cativeiro enquanto utilizava um colete que simulava uma bomba durante uma tentativa de roubo.
Em 2024, seu histórico criminal se estendeu, com o roubo de várias armas de um colecionador em Blumenau e também de um clube de tiro na cidade de Itaiópolis. Em novembro daquele ano, Odair elaborou mais um plano criminoso e sequestrou outro gerente de banco, mantendo sua esposa e filho em situação de cárcere privado.