21 fevereiro 2025
HomeCotidianoLula Adota o Discurso de Bolsonaro Após Críticas

Lula Adota o Discurso de Bolsonaro Após Críticas

Lula discursou no Rio de Janeiro durante um evento da Petrobras, utilizando o uniforme de petroleiro. O tema central de sua fala foi o aumento dos preços dos combustíveis, um assunto que tem gerado críticas ao seu governo. Nesse contexto, Lula fez referência ao discurso de Jair Bolsonaro, o qual havia criticado anteriormente.

Em sua fala, Lula atribuiu a elevação dos preços a um aumento do ICMS, um imposto estadual, além de citar a responsabilidade dos postos de combustíveis. Recentemente, o preço do litro da gasolina alcançou 6,35 reais, o maior valor registrado na sua gestão.

O presidente afirmou: “Quando sai um anúncio do diesel, da gasolina, do gás, a Petrobras leva fama, o governo federal leva fama, e muitas vezes não tem culpa nenhuma… O povo não sabe que a gasolina sai da Petrobras a 3,04 reais e que na bomba ela é vendida a 6,49 reais. Ou seja, ela é vendida pelo dobro do que ela sai da Petrobras.”

Lula recordou que, em momentos de crise no governo de Bolsonaro, os argumentos foram semelhantes. O ex-presidente se defendeu, afirmando que a responsabilidade pelos altos preços não era exclusivamente sua. “Está barata a gasolina. Não, está barata… Custa R$ 1,95 na refinaria. Até chegar na ponta, lá”, disse Bolsonaro.

Após mencionar o ICMS e os postos de gasolina, Lula incentivou o público a direcionar sua insatisfação a governadores e empresários. “É importante informar a população disso, para o povo saber quem xingar na hora em que aumenta, para o povo saber”, destacou.

O ex-presidente Bolsonaro havia feito declarações semelhantes no passado, afirmando que o ICMS estava elevado e que essa era uma questão dos governadores. Embora haja distinções entre os dois políticos, ambos mostram uma tendência a se esquivar de responsabilidades quando confrontados sobre questões críticas. Em 2022, Lula havia criticado Bolsonaro por utilizar a mesma justificativa que agora aplica a seu próprio governo.

Ao apresentar seu plano de governo na campanha presidencial, Lula acusou Bolsonaro de tentar transferir a responsabilidade por sua incompetência para outros. “É uma coisa absurda! A primeira coisa que ele tenta fazer é jogar a responsabilidade da sua incapacidade, diuturnamente, em cima dos outros… Bolsonaro poderia baixar os preços com uma canetada”, afirmou Lula na ocasião.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!