Em vídeo divulgado nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o bom humor do papa Francisco, que faleceu aos 88 anos. Ele afirmou que o pontífice foi “o mais brasileiro dos argentinos”. Lula expressou que, apesar da tristeza do dia, é importante lembrar da alegria que o papa trazia, seu sorriso contagiante e seu entusiasmo pela vida, além de seu amor pelo futebol, características que o tornavam uma figura única.
O presidente também ressaltou a atenção do papa Francisco em relação à crise climática e ao aumento dos conflitos no mundo. Lula recordou ainda o compromisso do papa com os marginalizados, os mais pobres, os injustiçados, imigrantes, aqueles que não têm voz e as vítimas da fome e do abandono.
Na noite de segunda-feira, o Palácio do Planalto anunciou que o presidente Lula irá a Roma para o funeral do papa, com a primeira-dama Janja da Silva o acompanhando. A comitiva completa deverá ser divulgada na terça-feira. A data da viagem ainda não foi confirmada, pois está sujeita ao protocolo do Vaticano referente ao funeral do pontífice.
O papa Francisco faleceu aos 88 anos, resultado de um acidente vascular cerebral (AVC) e falência cardíaca. Em decorrência de sua morte, o governo brasileiro instituiu luto oficial de sete dias.