O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, declarou no último sábado (22) que está “100%” recuperado em relação à sua saúde, após a realização de exames de rotina. A afirmação ocorreu durante um evento em comemoração aos 45 anos do partido, realizado no Rio de Janeiro. Na quinta-feira (20), o presidente esteve em São Paulo, onde passou por uma série de testes de sangue e exames de imagem com o objetivo de verificar as consequências de uma lesão na cabeça que sofreu em dezembro de 2024.
O Hospital Sírio Libanês divulgou um boletim médico informando que “todos os exames realizados estão dentro da normalidade”. Durante o evento, o presidente mencionou que refizera os exames e que sua saúde estava completamente recuperada. “Lulinha está 100% curado da cabeça. Cabeça nova, cabeça limpa”, declarou.
Lula também recordou a queda ocorrida no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília, no final do ano anterior, que resultou em uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma. Durante o período de recuperação, ele se afastou de suas atividades oficiais e voltou a trabalhar no Palácio do Planalto no início de janeiro deste ano. O presidente compartilhou que essa experiência foi um dos momentos mais críticos de sua vida, mencionando que os médicos haviam alertado que ele poderia ter entrado em coma ou enfrentado consequências fatais.