15 abril 2025
HomeEsportesMagnus Carlsen Brilha com Vitória Surpreendente nas Quartas de Final do Torneio...

Magnus Carlsen Brilha com Vitória Surpreendente nas Quartas de Final do Torneio de Xadrez

O líder mundial de xadrez, Magnus Carlsen, foi o único competidor a vencer no primeiro jogo das quartas de final do Paris Freestyle Chess Grand Slam, realizado na quarta-feira (9). No duelo, Carlsen jogando com as peças brancas, superou o uzbeque Nodirbek Abdusattorov. Já o russo Ian Nepomniachtchi, que igualou Carlsen com 8,5 pontos na fase classificatória, assegurou a liderança na classificação geral por meio de critérios de desempate. Optando por enfrentar o sétimo colocado, Vincent Keymer, o Grande Mestre não conseguiu vencer e terminou empatando no confronto contra o jogador alemão.

Os outros dois embates das quartas de final, que envolveram o terceiro cabeça de chave, o francês Maxime Vachier-Lagrave, contra o oitavo colocado, o ítalo-americano Fabiano Caruana, e o indiano Arjun Erigasi, que ficou em quarto, contra o sexto, o americano Hikaru Nakamura, também resultaram em empates. O torneio em Paris é a segunda etapa do Freestyle Chess Grand Slam Tour, que conta com um prêmio total de 750 mil dólares, equivalente a aproximadamente 4.368.900 reais, sendo 200 mil dólares destinados ao campeão que será definido na próxima segunda-feira (14).

O formato do torneio visa “redefinir” competições de xadrez de alto nível, começando com uma fase de todos contra todos em partidas rápidas. Cada Grande Mestre compete uma vez contra o outro em jogos que utilizam um controle de tempo de 10 minutos, com um adicional de 10 segundos por movimento. Após essa fase, os oito melhores jogadores avançam, com os três primeiros tendo a possibilidade de escolher seus oponentes nas quartas de final, seguindo a ordem de classificação, enquanto os jogadores do quinto ao oitavo colocados enfrentam quem foi escolhido.

Na fase eliminatória, as partidas são disputadas em formato de eliminação simples, com melhor de duas vitórias, alternando as cores das peças para garantir equidade. Nas quartas de final, o controle de tempo aumenta para 90 minutos, e 30 segundos são adicionados após cada lance.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!