segunda-feira, fevereiro 3, 2025
HomeEconomiaMAIORIA DOS AMERICANOS REPROVA NOVAS TARIFAS, APONTAM PESQUISAS

MAIORIA DOS AMERICANOS REPROVA NOVAS TARIFAS, APONTAM PESQUISAS

A maioria da população dos Estados Unidos demonstra resistência à imposição de novas tarifas sobre produtos provenientes do México e do Canadá, conforme evidenciam pesquisas recentes. Esses levantamentos ocorreram antes da comunicação das tarifas pelo presidente Donald Trump no último fim de semana, seguido de sua declaração na segunda-feira (3), na qual anunciou um acordo para suspender temporariamente as tarifas sobre o México por um período de um mês.

Resultados do Conselho Nacional da Indústria devem ser divulgados na terça-feira (4). A WEG, conforme análise do Itaú BBA, está bem posicionada para amenizar os efeitos das tarifas. Além disso, os gastos com construção nos Estados Unidos superaram as expectativas durante o mês de dezembro.

Logo após a posse do presidente Trump, uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos revelou que a maioria dos adultos norte-americanos se opunha à introdução de novas tarifas sobre produtos importados do Canadá, com 37% a favor e 60% contra, e do México, onde 41% apoiavam a medida, enquanto 55% eram contra. Uma pesquisa da CBS/YouGov, efetuada em novembro, após as eleições, indicou um suporte maior à imposição de tarifas sobre produtos de outros países em geral; no entanto, as opiniões sobre a introdução de novas tarifas estavam praticamente divididas, com 52% a favor e 48% contra. Mesmo nesse contexto, 59% dos entrevistados expressaram a expectativa de que as tarifas aumentariam os preços, enquanto apenas 18% acreditavam que os impostos reduziriam os custos. Além disso, 79% disseram que a redução dos preços de bens e serviços deveria ser uma prioridade para Trump na formulação de políticas durante a transição, superando outras questões políticas, principalmente em comparação com os 26% que priorizavam a imposição de tarifas.

De acordo com um levantamento da Universidade Quinnipiac, realizado após a posse de Trump, os eleitores registrados (48% a 42%) acreditavam que “as tarifas dos EUA sobre produtos fabricados em outros países” possuíam uma probabilidade maior de prejudicar a economia americana do que de beneficiá-la. As opiniões a respeito das tarifas podem mudar conforme a implementação das mesmas e à medida que os consumidores norte-americanos comecem a perceber os efeitos nos preços. Na pesquisa da Reuters/Ipsos, aproximadamente metade da população não tinha uma opinião definida a respeito das tarifas propostas para o Canadá ou o México. Uma pesquisa da CNN, realizada no início de janeiro, revelou que 80% dos adultos nos EUA consideravam ao menos um pouco provável que Trump implementasse tarifas sobre produtos do México, Canadá e China. Essa porcentagem era superior àquele número de entrevistados que esperavam que Trump adotasse nove outras ações testadas na pesquisa. Apenas 30% acreditavam ser “muito provável” a implementação das tarifas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!