Centenas de milhares de pessoas se reuniram na Praça São Pedro neste domingo, um dia após o funeral do papa Francisco, em uma cerimônia dedicada à sua memória, durante o segundo dos nove dias oficiais de luto da Igreja Católica. A polícia italiana estimou que mais de 200 mil pessoas, predominantemente jovens, lotaram a vasta praça e as ruas ao redor. Muitos dos presentes estavam vestidos com uniformes de escoteiros ou camisetas coloridas.
Grupos de diversas partes da Itália e de outros países haviam planejado comparecer a Roma para uma cerimônia que inicialmente homenagearia Carlo Acutis, um jovem italiano que faleceu de leucemia aos 15 anos em 2006. No entanto, a canonização foi adiada devido ao falecimento do papa Francisco. Assim, a ênfase da cerimônia passou a ser a celebração da vida de Francisco, que faleceu aos 88 anos no dia 21 de abril, após ter liderado a Igreja Católica com 1,4 bilhão de fiéis por 12 anos.
Antes da missa deste domingo, uma multidão de jovens se reuniu na principal avenida de Roma rumo ao Vaticano. C mensagens de saudação, como “viva Francesco” e “il gioventu del papa”, podiam ser ouvidas entre os presentes. O cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, presidiu a cerimônia. Durante seu sermão, ele incentivou os jovens a manterem vivos os sentimentos de luto pela morte de Francisco, para que pudessem “acolher seu legado e torná-lo parte de nossas vidas”.