19 abril 2025
HomeInternacionalMaldivas Proíbem Passaportes israelenses em Protesto Contra Conflito em Gaza

Maldivas Proíbem Passaportes israelenses em Protesto Contra Conflito em Gaza

As Maldivas estabeleceram uma proibição de entrada para portadores de passaporte israelense, conforme anunciado pelo gabinete presidencial em 16 de outubro. Esta decisão é atribuída a alegações de genocídio cometidas por Israel contra os palestinos durante o conflito em Gaza, uma acusação que Israel tem rejeitado repetidamente.

O presidente Mohamed Muizzu sancionou uma emenda à legislação de imigração do país após a aprovação pelo parlamento no dia anterior. Essa emenda inclui uma cláusula que impede explicitamente a entrada de viajantes com passaporte israelense nas Maldivas, conforme declarado em comunicado oficial. A nota ressalta que a ratificação da emenda reflete a posição do governo em resposta às alegações de atrocidades e genocídio perpetrados por Israel contra o povo palestino.

Até o momento, o Ministério das Relações Exteriores de Israel e o consulado em Colombo não se pronunciaram em relação a essa nova política. Israel tem mantido sua recusa a aceitar qualquer acusação de genocídio, sustentando que age dentro dos limites do direito internacional e que possui o direito de se defender frente aos ataques realizados pelo Hamas a partir de Gaza em 7 de outubro de 2023.

Adicionalmente, a África do Sul moveu uma ação contra as Maldivas no Tribunal Internacional de Justiça da ONU. Em um relatório de dezembro do ano anterior, a Anistia Internacional também acusou Israel de genocídio contra os palestinos em Gaza, alegações que o país rejeita.

Antes da promulgação da proibição, Muizzu havia solicitado, em junho de 2024, a restrição para portadores de passaporte israelense, de acordo com a recomendação de seu gabinete. Essa situação levou o Ministério das Relações Exteriores de Israel a aconselhar seus cidadãos a evitarem o arquipélago, conhecido por suas praias e resorts luxuosos.

O turismo é um setor fundamental para a economia das Maldivas, representando aproximadamente 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e gerando uma receita prevista de US$ 5,6 bilhões em 2024, de acordo com dados oficiais. Para o ano em curso, a nação insular antecipa uma receita aproximada de US$ 5 bilhões.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!