sexta-feira, fevereiro 7, 2025
HomeCotidianoMARINA SILVA ENCONTROU AS SEGURADORAS PARA MAPEAR RISCOS AMBIENTAIS

MARINA SILVA ENCONTROU AS SEGURADORAS PARA MAPEAR RISCOS AMBIENTAIS

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, realizou uma reunião esta semana com o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, em Brasília. O foco do encontro foi discutir as colaborações entre as ações do governo federal para enfrentar as mudanças climáticas, como o Plano Clima, e as operações do setor de seguros, que é considerado um parceiro importante para a agenda de adaptação e prevenção de desastres decorrentes de eventos climáticos extremos.

Durante a reunião, Dyogo Oliveira ressaltou que o setor de seguros pode desempenhar um papel crucial na mitigação dos impactos das mudanças climáticas sobre a população brasileira. Ele apontou que o Brasil possui uma estrutura de resposta que não está adequada para lidar com os riscos climáticos atuais.

Oliveira afirmou que “já temos a capacidade de criar esse conhecimento, incorporar essas análises e continuar oferecendo seguros a todo o país”. No entanto, destacou a necessidade de aprofundar o entendimento sobre os incidentes climáticos no território nacional. Ele mencionou que o setor segurador deve ser parte da solução para as questões climáticas, uma vez que, atualmente, o Brasil possui uma resposta a desastres que apresenta fragilidades, sendo ineficiente e onerosa, sem atender adequadamente à população e à infraestrutura.

Além de apresentar as análises sobre a situação climática, o presidente da CNseg sugeriu à ministra a criação de um seguro social para catástrofes. Este segmento pode se tornar um aliado relevante do Ministério do Meio Ambiente, pois as iniciativas discutidas podem apoiar os esforços da pasta na elaboração de um novo marco legal para emergências climáticas, reunindo ações interinstitucionais para mapear áreas frequentemente afetadas por eventos relacionados ao clima.

A reunião também contou com a presença do secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, do diretor de relações institucionais da CNseg, Esteves Colnago, do diretor interino de Sustentabilidade, Alexandre Leal, do superintendente executivo de Gabinete, Gustavo Brum, além de outros representantes do ministério.

COP 30
Durante o encontro, foram apresentadas à ministra as iniciativas da CNseg para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Um dos destaques foi a “Casa do Seguro”, que será instalada em Belém, cidade que sediará o evento. A Casa do Seguro tem o objetivo de promover a conexão entre o mercado de seguros e outros setores econômicos, servindo como um ponto de convergência para discussões sobre o papel do setor asegurador na gestão de riscos climáticos e no financiamento de iniciativas sustentáveis, integrando agentes públicos, privados e da sociedade civil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!