28 maio 2025
HomeEntretenimentoMarinha Celebra os "Heróis do Mar" da Segunda Guerra Mundial com Lançamento...

Marinha Celebra os “Heróis do Mar” da Segunda Guerra Mundial com Lançamento de Livro

Em celebração aos 80 anos do Dia da Vitória, ocorrido nesta quinta-feira (8), a Marinha do Brasil prestou homenagens, no Rio de Janeiro, aos “Heróis do Mar” que lutaram pela nação durante a Segunda Guerra Mundial. O Dia da Vitória simboliza a rendição da Alemanha Nazista, consolidando a vitória dos Aliados, dos quais o Brasil fazia parte.

Durante a cerimônia, destacou-se o lançamento da reedição do livro “A Bordo do Contratorpedeiro Barbacena.” Esta obra preserva lembranças, eterniza trajetórias e homenageia uma das embarcações que integraram a Marinha. O Barbacena foi afundado por submarinos da Alemanha Nazista durante a Batalha do Atlântico, na qual a Marinha brasileira escoltou e protegeu 575 comboios de forças Aliadas, totalizando 3.164 navios, enquanto enfrentava ataques de submarinos alemães e italianos. Aproximadamente 469 militares da Marinha perderam a vida no mar durante esse conflito, e muitos dos corpos dos “Heróis do Mar” permanecem no oceano.

O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, destacou a importância do livro, afirmando que “para quem não está habituado a histórias do mar, é bastante interessante.” Ele também observou que a obra apresenta uma linguagem própria e evidencia costumes pouco familiares. “Existem os vivos, os mortos e os homens do mar,” completou.

Um dos homenageados em vida foi o tenente José Osório de Oliveira Filho, que sobreviveu aos ataques. Ele expressou sua gratidão pela homenagem, afirmando: “Eu não esperava tanto. Porque eu sou um simples marinheiro, um simples tenente que participou da guerra e, graças a Deus, estou vivo.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -
Google search engine

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!