A secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Brooke Rollins, anunciou nesta terça-feira (8) que é possível a formalização de novos acordos sobre tarifas comerciais com diversos países até o final da semana. As declarações foram feitas em uma entrevista ao apresentador Bret Baier, no programa “Special Report” da Fox News.
O presidente Donald Trump havia informado na semana anterior que implementaria uma tarifa base de 10% sobre todas as importações destinadas aos Estados Unidos, além de tarifas mais elevadas sobre uma série de outros países, causando turbulências nos mercados globais e provocando incertezas entre os aliados dos EUA. Após a China ter retaliado com tarifas próprias, o governo dos Estados Unidos declarou que taxas de 104% sobre as importações chinesas seriam aplicadas à meia-noite, mesmo enquanto iniciativas para abrir negociações com outros parceiros comerciais visados pelo plano tarifário estavam sendo agilizadas.
Rollins também comentou sobre as expectativas para a finalização de acordos, expressando a crença de que novas negociações seriam anunciadas em breve. A secretária mencionou que 70 países haviam demonstrado interesse em dialogar com os Estados Unidos sobre possíveis acordos comerciais.