O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderou uma reunião entre ministros na Granja do Torto, em Brasília, no dia 20 de janeiro.
Um dos dois ministros do União Brasil no governo Lula, Juscelino Filho, responsável pelas Comunicações, informou ao presidente que não poderia comparecer à reunião ministerial que ocorreu na última segunda-feira, em Brasília, pois estava em viagem de férias com sua família, a qual havia sido planejada há muito tempo. Vale ressaltar que ele já havia interrompido sua pausa no dia 10 para participar de outra reunião com Lula, onde se discutiu a decisão da Meta de descontinuar as equipes responsáveis pela moderação de conteúdo.
Com a possibilidade de mudanças na equipe ministerial em pauta, o ministro recebeu a mensagem de que, apesar de ter algum crédito, o presidente insistia na presença de todos os seus 38 assessores. Ele considerou mais prudente deixar a família por um breve período para ir a Brasília e, em seguida, voltar a aproveitar o restante das férias até o fim do mês.