20 fevereiro 2025
HomeCotidianoMoradores de SP e RJ Recebem Alerta de Terremoto Direto no Celular!

Moradores de SP e RJ Recebem Alerta de Terremoto Direto no Celular!

Um alerta de terremoto foi enviado na madrugada de hoje a usuários do sistema Android em São Paulo e Rio de Janeiro. O aviso indicava a ocorrência de um terremoto de magnitude 5.5 e gerou apreensão entre os moradores. O alerta foi emitido em duas ocasiões, às 2h30 e às 3h40, com a possibilidade de um epicentro no litoral. Contudo, autoridades rapidamente desmentiram o aviso, confirmando a ausência de qualquer registro de tremores na área. A empresa responsável informou que está investigando o incidente para compreender a origem do erro.

Os órgãos de emergência, como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, informaram que não receberam solicitações relacionadas ao alerta, e a Defesa Civil esclareceu que a notificação não foi emitida pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do estado. Supõe-se que o alerta tenha sido gerado por um sistema específico do Google. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo também foi consultado e confirmou que não houve qualquer atividade sísmica na costa brasileira.

Este evento recorda uma situação anterior, ocorrida em julho do ano passado, quando tremores foram sentidos em São Paulo em decorrência de um terremoto no Chile. No entanto, neste caso, não houve atividade sísmica, e o alerta foi um erro. As autoridades solicitaram que a população desconsidere o aviso, assegurando que não há razões para alarme. A situação está sendo tratada com seriedade, e as investigações sobre o falso alerta ainda estão em andamento.

O Google divulgou uma nota explicando que o Sistema Android de Alertas de Terremoto é um mecanismo que utiliza celulares Android para estimar rapidamente as vibrações de terremotos e fornecer alertas aos usuários. O sistema não foi projetado para substituir alertas oficiais existentes. Em 14 de fevereiro, linhas de celulares próximas ao litoral de São Paulo detectaram sinais que dispararam um alerta de terremoto para os usuários da área. A empresa desativou rapidamente o sistema de alerta no Brasil e está investigando o incidente. Um pedido de desculpas foi feito aos usuários pelo transtorno causado, e a companhia reafirmou seu compromisso em aprimorar suas ferramentas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!