15 abril 2025
HomeInternacionalMorte do Ex-Primeiro-Ministro da Malásia, Abdullah, aos 85 Anos, Confirma Família

Morte do Ex-Primeiro-Ministro da Malásia, Abdullah, aos 85 Anos, Confirma Família

O ex-primeiro-ministro da Malásia, Abdullah Ahmad Badawi, faleceu na segunda-feira (14), aos 85 anos, conforme informado por sua família e autoridades médicas. Abdullah assumiu a liderança como o quinto primeiro-ministro da Malásia em 2003, após a saída de Mahathir Mohamad, que permaneceu no cargo por 22 anos.

Seu falecimento ocorreu às 19h10 (horário local) no Instituto Nacional do Coração, em Kuala Lumpur. O genro de Abdullah e ex-ministro da Saúde, Khairy Jamaluddin, anunciou a notícia em uma postagem no Instagram, sem mencionar a causa da morte. O ex-primeiro-ministro havia sido internado no hospital no dia anterior, apresentando dificuldades respiratórias, e foi imediatamente colocado em tratamento intensivo, de acordo com um comunicado do instituto.

O Instituto Nacional do Coração declarou que, apesar de todos os esforços médicos, Abdullah faleceu serenamente, cercado por familiares. Durante seu tempo no cargo, como líder de um país de maioria muçulmana, ele lançou uma campanha anticorrupção e promoveu uma interpretação moderada do islamismo, priorizando o desenvolvimento econômico e tecnológico em vez do fundamentalismo religioso. No entanto, ele enfrentou críticas pelo reajuste nos subsídios de combustíveis, que provocou um aumento significativo nos preços.

Abdullah renunciou ao cargo em 2009, um ano após uma eleição histórica em que a coalizão governante de então, Barisan Nasional, perdeu a maioria parlamentar pela primeira vez. Ele foi sucedido por Najib Razak.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!