Uma iniciativa conhecida como Movimento Legendários tem ganhado destaque no Brasil, buscando “restaurar o verdadeiro potencial masculino”. Desde sua implantação no país em 2017, o movimento se espalhou por 17 cidades em dois estados, promovendo desafios que integram aspectos espirituais e físicos. Para participar, os homens devem investir R$ 1.500, e o Dia dos Legendários foi oficialmente reconhecido como feriado em várias localidades, principalmente através de propostas por parte de políticos cristãos.
Os desafios propostos pelo Movimento Legendários incluem uma experiência onde os participantes são incentivados a passar 72 horas em uma montanha, desconectados do mundo, com apenas uma Bíblia para acompanhá-los. O objetivo dessa atividade é fortalecer a relação com Deus e aprimorar o papel dos participantes como maridos e pais. O movimento também vem atraindo a atenção de empresários e influenciadores, que veem também oportunidades para networking e desenvolvimento profissional.
Recentemente, foi apresentado um projeto de lei em Belo Horizonte que pode resultar na criação de um dia dedicado ao movimento na cidade. O Movimento Legendários tem se envolvido em várias ações sociais e recebe apoio das prefeituras, mesmo em locais onde a legislação ainda não foi aprovada. Essa colaboração com as autoridades locais tem sido um fator relevante para a expansão da iniciativa. Além disso, o movimento está integrando-se ao setor financeiro, através da formação de “bancos cristãos” e de eventos voltados para empreendedores. Participantes frequentemente afirmam ter notado mudanças notáveis em suas vidas pessoais e familiares após a participação nos retiros promovidos pelo movimento.