A Universidade de São Paulo (USP) implementará um novo modelo de pós-graduação, com mudanças previstas para o segundo semestre deste ano. De acordo com as novas diretrizes, o ingresso de alunos ocorrerá exclusivamente através do mestrado. Durante os primeiros 12 meses do programa, os estudantes participarão de disciplinas curriculares, formativas e interdisciplinares. Neste período, também deverão desenvolver um projeto de pesquisa e escolher um orientador.
Ao final desta fase inicial do mestrado, os alunos passarão por um exame de qualificação, que avaliará a assimilação dos conhecimentos adquiridos e a qualidade do projeto de pesquisa apresentado. A aprovação neste exame permitirá que o estudante continue no mestrado, com previsão de conclusão em mais um ano, ou que opte por converter o mestrado em doutorado, que deverá ser finalizado em até quatro anos.
A USP informa que os programas de pós-graduação interessados em aderir a esse novo formato poderão se inscrever no Programa de Aperfeiçoamento da Pós-Graduação (PAPG) até o dia 5 de maio. O edital será responsável por selecionar 45 programas de pós-graduação que serão os primeiros a adotar esse novo modelo. A expectativa é que esses programas iniciem o processo de seleção de novos candidatos sob as novas diretrizes a partir do segundo semestre de 2025.