12 fevereiro 2025
HomeCiênciaMulheres na Ciência: A Brasileira que Inspira Futuras Gerações

Mulheres na Ciência: A Brasileira que Inspira Futuras Gerações

A farmacêutica Suellen Rodrigues, de 41 anos, expressa um profundo comprometimento com a ciência, a farmácia e o atendimento às pessoas. Para ela, saúde transcende a simples ausência de doenças, representando a possibilidade de levar uma vida plena, sendo a organização social um fator crucial nesse processo. Com uma trajetória voltada para a equidade em saúde e a formulação de políticas públicas, Suellen foi reconhecida como uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes, conforme a lista apoiada pela Organização das Nações Unidas.

Atualmente, Suellen assume o cargo de diretora estratégica na área de Geração de Dados de Vida Real e Sistemas de Saúde da farmacêutica MSD. Com sua vasta experiência, ela atua como mentora para mulheres negras e é membro de um Grupo de Trabalho vinculado ao Comitê de Disparidades da População Negra, que integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável no Brasil.

Suellen se motiva a inspirar e apoiar outras mulheres com base em sua própria trajetória, que foi repleta de desafios. Sendo a primeira integrante de sua família a se graduar na área da saúde, ela não contava com uma rede de contatos familiar que a auxiliasse. Durante seus estudos, particularmente na universidade, vivenciou a solidão de ser a única aluna negra em uma turma de mais de 100 pessoas. A busca por estágios foi igualmente difícil, marcada por preconceitos relacionados à sua cor de pele e aparência.

Os obstáculos enfrentados no início de sua carreira levaram Suellen a refletir sobre a importância do apoio e da orientação profissional. Para ela, a falta de mentores e o ambiente elitizado da saúde podem desencorajar muitas mulheres em suas jornadas profissionais. Suellen enfatiza que a orientação é uma forma vital de empoderar aquelas que, como ela, enfrentam barreiras semelhantes.

Desde a infância, o voluntariado sempre foi uma parte significativa da vida de Suellen, em grande parte devido à influência de sua mãe. Atualmente, ela vê essa prática como um meio de promover a equidade racial e de gênero nas esferas da ciência e da saúde, bem como em outras áreas profissionais. Com seus conhecimentos e experiências, Suellen busca compartilhar suas reflexões e oferecer apoio a quem enfrenta dificuldades semelhantes às que passou.

Com 20 anos de experiência no setor farmacêutico, Suellen se destacou em funções regulatórias e estratégicas. Possui várias especializações, além de ser mestre em Políticas Públicas Internacionais. Seu reconhecimento como uma das pessoas afrodescendentes mais influentes e sua inclusão na lista de líderes futuros da INvolve EMPOWER são testemunhos de sua relevância no campo.

Um dos aspectos mais significativos de sua carreira, segundo suas próprias palavras, é o papel que desempenha na inspiração das novas gerações de cientistas, incluindo sua afilhada de 13 anos, que recentemente despertou paixão pela biologia. Suellen identifica-se com jovens e busca estimular a curiosidade e o amor pela ciência, especialmente entre as meninas. Para ela, as interações com crianças e jovens se revelam prazerosas e enriquecedoras, pois ao realizar experiências científicas simples, possibilita momentos de aprendizado e diversão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!