A FIFA está considerando a realização de uma partida adicional para determinar o último representante do Grupo D no Mundial de Clubes de 2025, que já inclui Flamengo, Chelsea e o Espérance, da Tunísia. Essa iniciativa surge após a decisão da entidade em excluir o Club León, do México, devido a um conflito de interesses relacionado ao Pachuca, que pertence ao mesmo grupo empresarial.
Com a saída do Club León, a FIFA pretende que o Club América, também do México, e o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, se enfrentem em um play-off para definir quem ocupará a vaga restante na competição. O Club América foi selecionado por ser a equipe melhor posicionada no ranking da Concacaf da FIFA, enquanto o LAFC se destacou como vice-campeão da Concachampions de 2023, torneio que foi vencido pelo León.
Entretanto, a definição sobre a nova equipe que ingressará no grupo do Flamengo poderá levar tempo para ser resolvida. A situação será analisada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), que tem uma audiência programada para o dia 23 de abril. Dependendo da decisão do tribunal, o vencedor do confronto entre Club América e LAFC pode não ser automaticamente garantido na competição.
A FIFA divulgou um comunicado que afirma: “A FIFA pode confirmar que está considerando uma partida de play-off entre o LAFC e o Club América pelo direito de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, em substituição ao Club León, após a decisão do Comitê de Apelação da FIFA. O LAFC participaria como vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, da qual o Club León se classificou. O Club América seria representado como a equipe com melhor classificação no ranking das confederações do Mundial de Clubes da FIFA. O vencedor do play-off se qualificaria, a menos que procedimentos legais indiquem o contrário. Mais detalhes serão fornecidos oportunamente.”