O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reverteu sua decisão de nomear Eli Sharvit, vice-almirante da Marinha, como novo diretor do Shin Bet, o Serviço de Segurança Interna. O anúncio foi feito nesta terça-feira (1) pelo gabinete de Netanyahu. Em um comunicado, o primeiro-ministro expressou gratidão a Sharvit por sua disposição em assumir o cargo, mas indicou que, após novas reflexões, optará por considerar outros candidatos.
A decisão de destituir o atual diretor do Shin Bet, Ronen Bar, foi tomada por Netanyahu em 21 de março, sob a alegação de “falta de confiança”. Contudo, ações judiciais movidas pela oposição e por uma ONG resultaram na suspensão dessa destituição por parte do Supremo Tribunal, que revisará os recursos até o dia 8 de abril. Apesar disso, o primeiro-ministro mantém a posição de que a escolha do comando da agência de segurança interna é uma prerrogativa do governo.
A relação entre Bar e Netanyahu se deteriorou após o diretor do Shin Bet responsabilizar o governo pela falha de segurança durante os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. Esta situação foi exacerbada por uma investigação do Shin Bet sobre supostos recebimentos de dinheiro por Netanyahu provenientes do Catar.