18 março 2025
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Novas Rotas Aéreas para Fernando de Noronha com Jatos de Luxo!

Após a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pelo menos duas companhias aéreas brasileiras confirmaram a retomada das operações com aeronaves a jato no aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco. A Latam, que havia suspenso os voos regulares para o arquipélago, anunciou que, a partir do dia 19 de outubro, começará a operar três voos semanais na rota entre Recife e Fernando de Noronha. As operações serão realizadas com aviões Airbus A320, com capacidade para 174 ocupantes. A partir de 4 de abril, a frequência aumentará para quatro voos semanais, mantendo o mesmo modelo de aeronave.

No dia 1º de maio, a Latam planeja expandir sua oferta para cinco voos semanais, incluindo uma nova rota de Guarulhos para Fernando de Noronha, utilizando aviões Airbus A319, que suporta até 140 passageiros. A Azul, atualmente operando no arquipélago com aeronaves turboélice ATR 72-600, também começará a realizar voos regulares com jatos a partir do Recife, a partir do dia 7 de maio. A companhia disponibilizará 18 frequências semanais em ambas as direções, totalizando 4.900 assentos por semana. Após a introdução dos jatos, os voos com os ATR serão encerrados.

Segundo o gerente geral de Planejamento Estratégico da Azul, a companhia pode reestabelecer voos a partir de Campinas durante a alta temporada de verão, com o intuito de aumentar o acesso aos turistas e, assim, contribuir para o fortalecimento da economia local. A Gol foi contatada para esclarecer a possibilidade de oferecer voos para Fernando de Noronha, mas não respondeu à solicitação. A Voepass, que também operava na região, está suspensa de operação devido a uma determinação da Anac.

A autorização para a volta das operações com jatos em Fernando de Noronha foi divulgada pela Anac no dia 17 de outubro. A decisão foi tomada após a conclusão de obras na pista de pouso e decolagem. Os voos com jatos haviam sido suspensos em outubro de 2022 por preocupações de que motores a reação pudessem aspirar detritos da pista, comprometendo a segurança das operações. O aeroporto continua a receber aeronaves de outros tipos, como os turboélices.

A Anac informou que as melhorias realizadas no aeródromo incluem a modernização de uma faixa central de 18 metros ao longo da pista, além da atualização da sinalização de solo. A recuperação total da pista seguirá até o fim do ano, com obras programadas para ocorrer entre março e dezembro de 2025, conforme cronograma do Governo do Estado de Pernambuco. Essas obras estarão sob monitoramento da Anac, sendo condicionantes para a continuidade das operações de aeronaves a jato na localidade.

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