O prefeito da cidade portuária de Novorossisk, na Rússia, declarou estado de emergência neste sábado (3) após um ataque de drone ucraniano ter causado danos a um terminal de grãos e a vários prédios residenciais, resultando em cinco feridos. Até o momento, não houve uma resposta oficial da Ucrânia, cujas autoridades aéreas informaram ter sido alvo de um ataque noturno russo com 183 drones e dois mísseis balísticos. O prefeito, Andrei Kravchenko, foi filmado inspecionando os danos em três edifícios residenciais em um vídeo publicado em sua conta no Telegram.
O registro visual mostrou destroços em frente aos prédios, incluindo um carro amassado e janelas e sacadas arrancadas. Segundo Kravchenko, uma das feridas, uma mulher, se encontra em estado grave no hospital. Autoridades locais também relataram que duas crianças estavam entre os feridos. O governador da região de Krasnodar, Veniamin Kondratyev, informou que os destroços provocados pela queda de drones danificaram três unidades de armazenamento em um terminal de grãos em Novorossisk, o que resultou em um incêndio, mas sem vítimas.
O Delo Group, responsável pelo terminal de grãos afetado, comunicou que as operações de limpeza estavam em andamento e que o incêndio já havia sido controlado. A empresa também afirmou que os terminais da DeloPorts continuavam a operar normalmente, seguindo as diretrizes internas e as orientações das autoridades competentes.