Na data que marca os 100 dias do segundo mandato do prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes, foi anunciado um pacote de investimentos que totaliza R$ 19,3 bilhões. Durante uma coletiva de imprensa, o prefeito esclareceu que as novas medidas e obras não estão relacionadas a uma possível candidatura ao governo do estado nas eleições programadas para o próximo ano, afirmando: “Não tem absolutamente nada a ver com 2026”. Nunes destacou estar concentrado em realizar uma boa gestão ao longo de seu mandato.
O prefeito mencionou que seu objetivo para a capital paulista é melhorar a saúde financeira da cidade. Ele declarou: “Conseguimos um legado que é fazer o ajuste da saúde financeira da cidade, possibilitando que a cidade tenha capacidade de captar recursos, aumentar sua arrecadação e expandir seus investimentos. Assim que tivermos estruturado essa questão, será viável projetar R$ 20 bilhões somente neste programa”, explicou.
O programa anunciado foi intitulado “Melhoramentos de São Paulo” e abrange quatro áreas principais: mobilidade, infraestrutura viária, construção de pontes, viadutos e túneis, drenagem e requalificações. Estão previstas 55 grandes obras no projeto.
No discurso, o prefeito enfatizou seu empenho em um “governo liberal”, fundamentando suas ações em três princípios principais. Ele declarou: “Vamos conduzir a administração com três eixos principais que caminham juntos: desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda; sustentabilidade e respeito ao meio ambiente; e a questão social, com foco na diminuição das desigualdades e uma atenção especial para as periferias e os menos favorecidos. Ao seguir essas três diretrizes, certamente alcançaremos o que a maioria da população deseja.”