Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo abordaram, na terça-feira (4), no programa O Grande Debate, a pertinência da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chamada “guerra dos bonés”. Lula divulgou um vídeo em que aparece usando um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. No sábado (1º), esse acessório foi utilizado por ministros e aliados do governo em atividades relacionadas às eleições no Congresso. Em resposta, deputados da oposição apresentaram um boné em verde e amarelo com a insígnia: “Comida barata novamente – Jair Bolsonaro 2026”.
Coppolla afirmou que a noção de que os brasileiros são os verdadeiros proprietários do país é uma falácia, considerando que “quem manda não é mais o Congresso eleito, mas o STF, que foi escolhido por Lula e seus aliados”. Ele argumentou que os cidadãos não têm controle sobre suas leis e que o Estado retira, em média, 40% da renda da população por meio de impostos.
Por outro lado, Cardozo defendeu que a utilização de bonés representa um avanço em relação a comportamentos mais agressivos na política. Ele comentou que “é preferível ver bonés do que ouvir xingamentos ou presenciar a falta de educação que tem se tornado comum na política brasileira, o que é uma mudança saudável”.