O mundo está em luto nesta segunda-feira, 21 de abril, que é feriado de Tiradentes no Brasil, em razão do falecimento do papa Francisco. O Vaticano confirmou que o pontífice sofreu um AVC nas primeiras horas da manhã, que resultou em insuficiência cardíaca.
O funeral do papa está previsto para ocorrer nos próximos dias, e o próprio papa havia deixado orientações para que sua cerimônia de sepultamento fosse mais simples do que o habitual. O corpo será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, ao invés das Grutas do Vaticano.
O papa Francisco fez história ao ser o primeiro pontífice latino-americano da igreja católica. A sua morte gerou reações de pesar de políticos, celebridades, artistas, intelectuais e líderes religiosos de várias partes do mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou luto oficial de sete dias e destacou que o papa sempre se posicionou ao lado dos mais necessitados, como pobres, refugiados, jovens, idosos, e vítimas de conflitos e discriminação.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também expressou seu pesar pela morte do pontífice e desejou bênçãos a ele. Javier Milei, que é o presidente da Argentina, elogiou o papa e declarou que, apesar das diferenças entre os dois, foi uma honra ter conhecido o pontífice.