Um novo relatório de 2024 traz informações significativas sobre os jogos eletrônicos, destacando que os seis títulos mais populares em plataformas como Xbox, PlayStation e PC representam cerca de 24,4% do tempo total de jogo a nível global. Um aspecto especialmente relevante é que os três principais jogos da lista têm mais de sete anos, desafiando a percepção de que apenas lançamentos recentes conseguem manter a atenção intensa dos jogadores.
Na liderança, Fortnite contabiliza 9,3% do total de horas jogadas, seguido por Minecraft com 4,7% e Roblox com 3,7%. Esses jogos, lançados em 2017 (Fortnite – Acesso Antecipado), 2009 (Minecraft) e 2006 (Roblox), respectivamente, demonstram uma capacidade notável de manter e atrair jogadores ao longo dos anos, mesmo em um mercado caracterizado por lançamentos constantes e competitivos.
A durabilidade desses jogos pode ser atribuída a estratégias eficazes de engajamento, incluindo atualizações regulares, eventos dentro do jogo e um suporte robusto às comunidades. Embora títulos mais recentes, como Call of Duty: Black Ops 6 (2,7%), EA Sports FC 25 (1,1%) e Helldivers (0,9%), também estejam entre os seis mais jogados, suas porcentagens são significativamente inferiores em comparação com os jogos mais antigos. Os dados desse relatório foram coletados pela Newzoo e não incluem informações referentes à China e à Índia.
A continuidade do sucesso dos jogos tradicionais sugere que a criação de comunidades fortes e a evolução do conteúdo dentro de um jogo existente podem ser mais eficazes para a retenção de jogadores do que simplesmente lançar novos títulos. Para desenvolvedores e publicadoras, essas descobertas destacam a importância de promover ecossistemas de jogos sustentáveis que possam se adaptar e crescer ao longo do tempo.
Os seis jogos mais jogados em 2024 são os seguintes:
– Fortnite: 9,3%
– Minecraft: 4,7%
– Roblox: 3,7%
– Call of Duty: Black Ops 6: 2,7%
– EA Sports FC: 1,1%
– Helldivers: 0,9%