Um repórter paraguaio que estava no Allianz Parque durante a vitória do Palmeiras sobre o Cerro Porteño, realizada na quarta-feira (9), pela Libertadores, registrou um torcedor do time brasileiro imitando um macaco como forma de provocação aos torcedores paraguaios. O vídeo, divulgado pelo programa Fútbol Club, da rádio La Unión R800 AM, mostra o palmeirense primeiro fazendo um gesto obsceno e em seguida reproduzindo o comportamento de um macaco.
Além disso, em outra gravação do mesmo jornalista, um torcedor do Palmeiras faz um gesto com os dedos polegar e indicador, frequentemente associado à referência monetária, insinuando a disparidade econômica entre brasileiros e paraguaios.
Esse confronto entre Palmeiras e Cerro Porteño levantou preocupações entre as autoridades devido a episódios anteriores de racismo durante jogos entre as equipes, especificamente no confronto pela Libertadores Sub-20 em março. Naquela ocasião, os jogadores do Palmeiras, Figueiredo e Luighi, foram alvo de insultos raciais. Em resposta à pressão do Palmeiras e da presidente do clube, Leila Pereira, a Conmebol multou o Cerro Porteño em 50 mil dólares e impôs a suspensão de portões fechados para o restante da competição sub-20.
O Palmeiras e o Cerro Porteño estão programados para se enfrentar novamente na fase de grupos desta edição da Copa Libertadores. O próximo duelo está agendado para o dia 7 de maio, em Assunção, na quarta rodada da competição.