Pam Bondi assume o cargo de procuradora-geral dos Estados Unidos na quarta-feira (5). O presidente Donald Trump expressou confiança em sua capacidade de “restaurar a Justiça justa, igualitária e imparcial e reestabelecer o estado constitucional de direito na América”. No primeiro dia de trabalho, é esperado que Bondi inicie uma série de ações para investigar e reverter iniciativas legais da administração Biden, conforme relatado por fontes.
Nos Estados Unidos, um juiz determinou que a transferência de três mulheres trans para prisões masculinas não deve ocorrer. Além disso, funcionários da USAID em diversas partes do mundo enfrentarão suspensão nesta semana. Em outro aspecto, a Guatemala anunciou um aumento no número de voos de deportação oriundos dos Estados Unidos.
Bondi já exerceu a função de procuradora-geral na Flórida. Quando sua nomeação foi divulgada, Trump destacou sua postura firme em relação a criminosos violentos e seu trabalho no combate ao tráfico de drogas e à redução das mortes por overdose de fentanil. Sua indicação se deu após a desistência de Matt Gaetz, que enfrenta acusações de má conduta sexual e outros crimes, dos quais ele se defende.