O Papa Francisco passou uma quinta noite estável no hospital e teve café da manhã na manhã de quarta-feira (19), conforme relatado na última atualização sobre sua saúde. O Vaticano comunicou que o pontífice, de 88 anos, está com o início de uma pneumonia dupla, complicando seu tratamento. O papa foi internado no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro.
A pneumonia dupla é considerada uma infecção grave que pode causar inflamação e cicatrizes em ambos os pulmões, dificultando a respiração. Anteriormente, o Vaticano informou que o papa apresentava uma infecção polimicrobiana, que ocorre quando múltiplos microrganismos estão envolvidos. Foi adicionado que ele permaneceria hospitalizado o tempo necessário para tratar de uma “situação clínica complexa”.
Nos últimos anos, o papa tem enfrentado diversas questões de saúde, incluindo episódios frequentes de gripe, dor no nervo ciático e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023. Quando jovem, ele também teve pleurisia e precisou passar por uma cirurgia para remoção de parte de um pulmão.
Devido a esses problemas de saúde, todos os compromissos públicos de Francisco foram suspensos até domingo (23), e não há eventos oficiais programados em seu calendário, de acordo com o Vaticano.