15 abril 2025
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Parlamentares dos EUA Consideram Restringir Poder de Trump sobre Tarifas

Diante da crise gerada pelas tarifas impostas durante a administração de Donald Trump, o Congresso dos Estados Unidos está considerando restrições ao poder da Casa Branca na definição da política comercial do país. A proposta, oriunda do Senado, visa obrigar o Executivo a notificar o Congresso com pelo menos 48 horas de antecedência sobre a aplicação de qualquer tarifa de importação. Além disso, o projeto concederia ao legislativo a autoridade para vetar novas barreiras alfandegárias.

Embora a iniciativa tenha recebido apoio tanto de democratas quanto de republicanos nos bastidores, o líder da maioria no Senado, John Thune, não expressou respaldo à medida e reiterou seu apoio ao aumento tarifário promovido por Trump. A Casa Branca já informou os parlamentares que, caso a legislação avance, um veto será aplicado.

Recentemente, a China qualificou os Estados Unidos de chantagistas e afirmou que lutará até o fim contra as tarifas. Especialistas também mencionaram que a insegurança e a incerteza provocadas por essas tarifas resultaram em queda nas bolsas de valores. O governo chinês denunciou as tarifas como uma forma de bullying protecionista, enquanto Israel e a União Europeia buscam formas de negociação em meio a esse clima hostil.

A crescente dissidência entre os legisladores reflete uma mudança na percepção do público em relação à escalada da política tarifária de Trump. Espera-se que as taxas de importação contribuam para o aumento da inflação, além de restringirem a atuação de empresários americanos no mercado internacional. Setores como o agrícola têm criticado abertamente a estratégia de isolamento econômico, argumentando que a demanda interna não é suficiente para absorver a atual produção dos Estados Unidos.

Em um exemplo recente de impacto direto, a Stellantis, empresa responsável pelas marcas “Jeep” e “Ram”, anunciou a demissão de novecentos trabalhadores, em parte devido à dependência de peças importadas que passam pela tarifa de 25% aplicada a veículos, contribuição direta das decisões tarifárias de Trump.

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