Os consumidores em São Paulo têm a expectativa de gastar uma média de R$ 250 durante as compras do feriado da Páscoa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, as vendas devem gerar benefícios para 61 mil pequenos negócios no estado. A pesquisa, intitulada Indicadores Sebrae-SP, foi desenvolvida em parceria com a Fundação Seade e indica que 41 mil dos comércios identificados são microempreendedores individuais (MEIs), enquanto outros 20 mil são micro e pequenas empresas.
Os ovos de Páscoa destacam-se nas vendas dos pequenos negócios, sendo mencionados por 74% dos entrevistados. Em seguida, os chocolates em geral foram citados por 59%, assim como os ingredientes e bebidas para as celebrações do almoço e do jantar, como pescado e azeite. A preferência por pequenos empreendimentos é atribuída principalmente aos preços mais acessíveis, conforme relatado por 37% dos participantes da pesquisa. A qualidade dos produtos e as promoções foram mencionadas por 33% e 27% dos entrevistados, respectivamente.
A pesquisa do Sebrae-SP também revela que o gasto previsto para esta Páscoa nos pequenos negócios será 42% maior em comparação ao feriado do ano anterior. Além disso, 32% dos entrevistados afirmaram que os valores despendidos serão semelhantes aos de 2024, enquanto 16% preveem uma Páscoa mais econômica que a do ano passado. Segundo o consultor do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves, a pesquisa indica que, entre aqueles que planejam aumentar os gastos com a Páscoa neste ano, 48% acreditam que o acréscimo será na faixa de 5% a 10%. Os pequenos negócios são fortemente influenciados pelo consumo interno, e seu faturamento é impactado positivamente pelas vendas em datas comemorativas, como a Páscoa, que é significativa para diversos segmentos do varejo de alimentos.