Os treinadores de patinação no gelo nascidos na Rússia e ex-campeões mundiais Yevgenia Shishkova e Vadim Naumov estavam no avião da American Airlines que caiu no rio Potomac, em Washington, na noite desta quarta-feira (29), de acordo com fontes oficiais. Um voo da American Airlines colidiu com um helicóptero Black Hawk do Exército dos Estados Unidos e ambos caíram no Potomac próximo ao Aeroporto Nacional Reagan. As autoridades ainda não confirmaram o número de vítimas, mas indicaram a possibilidade de não haver sobreviventes.
Shishkova e Naumov, que eram casados, conquistaram o campeonato mundial de patinação artística em duplas em 1994 e residiam nos Estados Unidos desde 1998, onde dedicavam suas vidas a treinar jovens atletas no esporte. O casal estava retornando de uma competição, acompanhado por um grupo de jovens patinadores. A agência de notícias russa Mash divulgou uma lista com 13 patinadores que, segundo informações, estavam a bordo do avião, muitos deles filhos de imigrantes russos nos EUA. Inna Volyanskaya, uma ex-patinadora que representou a União Soviética, também foi confirmada a bordo, sendo treinadora de um clube de patinação artística em Washington.
Relatos de algumas agências de notícias russas sugeriram que, além de Shishkova e Naumov, o filho de Vadim, Maxim Naumov, que competiu pelos EUA, poderia estar no voo, mas o jornal Daily Mail citou um outro competidor, Anton Spiridonov, que afirmou ter visto Maxim viajar dois dias antes da tragédia. A U.S. Figure Skating, entidade responsável pela patinação artística nos Estados Unidos, informou que atletas, treinadores e familiares estavam retornando do Acampamento Nacional de Desenvolvimento, que ocorreu junto com o Campeonato de Patinação Artística dos EUA no Kansas. “Estamos arrasados por essa tragédia inimaginável e temos as famílias das vítimas em nossos pensamentos”, declarou a entidade em um comunicado.
O Kremlin manifestou suas condolências às famílias dos cidadãos russos que perderam a vida no acidente aéreo e confirmou que Shishkova e Naumov estavam a bordo. “Havia outros compatriotas a bordo. Hoje recebemos tristes notícias de Washington. Nossos sentimentos e condolências a familiares e amigos”, afirmou o porta-voz do Kremlin a jornalistas. A federação de patinação artística da Rússia também expressou suas condolências àqueles que perderam entes queridos na tragédia, mas informou que não poderia fornecer mais detalhes sobre o incidente.