O piloto Gustavo Carneiro, falecido devido à queda de um avião na zona oeste de São Paulo na sexta-feira (8), solicitou um “retorno imediato” à torre de controle logo após a decolagem. Uma gravação capturada e divulgada revela o diálogo entre a controladora de voo e o piloto do Beechcraft F90 King Air, com a matrícula PS-FEM. No áudio, após receber uma instrução, Gustavo Carneiro requisitou “retorno imediato”. O diálogo começou por volta do minuto 1:06 da gravação.
Após o pedido, a torre forneceu orientações para que a aeronave retornasse ao Aeroporto Campo de Marte, utilizando a pista 30. Em seguida, um outro piloto manifestou a intenção de “aguardar o colega que solicitou retorno imediato”.
A controladora então tentou estabelecer contato com o PS-FEM, porém não obteve resposta. Ela questionou se o piloto de outro avião, denominado “Serra Delta” (SD), tinha alguma comunicação com o avião de Gustavo. O piloto do Serra Delta também tentou entrar em contato com o PS-FEM, mas sem sucesso. A comunicação entre a torre e o piloto do Serra Delta continuou, na esperança de chegar até a aeronave de Gustavo. O piloto do Serra Delta comentou que “pode ter ocorrido algum problema”.
Nesse intervalo, um terceiro piloto, conhecido como “Alpha November” (AN), reportou à torre ter avistado “fumaça”. Com a falta de resposta do PS-FEM, a controladora orientou o Serra Delta a manter sua posição na pista. O piloto do Serra Delta, por sua vez, expressou preocupação com a situação: “Escuta, que tragédia”.
Perto do minuto 3:15, outros pilotos começaram a se reportar à torre de controle do Aeroporto Campo de Marte. Em um momento, a controladora questionou a um deles, se, na posição em que se encontrava, era possível visualizar fumaça. Um dos pilotos afirmou não conseguir identificar o que estava queimando devido à “muita fumaça preta”.
Outro piloto comentou ter sobrevoado a área do acidente, mencionando: “Eu passei agora, por cima lá, tá pegando fogo na avenida. E um ônibus começou a pegar fogo lá. A traseira do ônibus”. A controladora solicitou a qualquer aeronave na escuta que compartilhasse mais informações.
Conforme informações do site Flightradar24, o voo havia decolado às 7h17 (horário de Brasília) com destino a Porto Alegre. Ao sobrevoar a avenida Ordem e Progresso, na zona norte de São Paulo, o avião fez uma curva acentuada à esquerda. Em seguida, a aeronave cruzou a Marginal Tietê, entre as pontes Júlio de Mesquita Neto e do Limão, e colidiu com o solo na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, a aproximadamente um quilômetro do Allianz Parque e do Bourbon Shopping.
A bordo do avião estavam o piloto, Gustavo Carneiro Medeiros, e o advogado Márcio Carpena, de 49 anos. Ambos faleceram carbonizados no acidente. Após a queda, o avião colidiu com a traseira de um ônibus que transportava 30 passageiros, além do motorista e do cobrador. Dois passageiros e o motorista necessitaram de atendimento médico. No total, conforme informações do Corpo de Bombeiros, sete pessoas na superfície ficaram feridas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, será responsável pela investigação do incidente.