A partir de 17 de fevereiro, terá início o pagamento do abono salarial para trabalhadores nascidos em janeiro. Este abono é administrado pela Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, e pelo Banco do Brasil, no caso do Pasep. Ele se destina a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que tenham atuado formalmente por um período mínimo de 30 dias no ano de 2023, recebendo até dois salários mínimos mensais, ou seja, até R$ 2.640,00. Além disso, é condição que o trabalhador esteja inscrito no programa por pelo menos cinco anos. O valor varia conforme o tempo trabalhado, podendo alcançar até um salário mínimo.
Estima-se que cerca de 25,8 milhões de trabalhadores sejam contemplados com esse benefício, totalizando um montante de R$ 30,7 bilhões. O calendário de pagamentos seguirá a ordem conforme o mês de nascimento dos beneficiários, iniciando em 17 de fevereiro para os nascidos em janeiro.
Para saber se tem direito ao abono salarial, os interessados podem consultar suas informações na Carteira de Trabalho Digital, no portal GOV.BR, ou ainda pelo atendimento da central Alô Trabalho, disponível pelo telefone 158. Esse serviço é gratuito e funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado, exceto em feriados nacionais. Além disso, informações podem ser obtidas nas Superintendências Regionais do Trabalho.
O pagamento do abono salarial na Caixa Econômica Federal é realizado prioritariamente através de crédito em contas correntes, contas poupança ou Conta Digital, condição em que o trabalhador deve já possuir uma dessas contas. É possível acessar a conta poupança social digital, que é aberta automaticamente, pelo aplicativo CAIXA Tem. Os trabalhadores também poderão sacar o benefício em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento e outros pontos de atendimento da CAIXA.
No caso do Banco do Brasil, os pagamentos serão feitos, de forma prioritária, por meio de crédito em conta bancária, transferência via PIX, TED ou presencialmente em agências de atendimento.
O calendário de pagamento do abono salarial para 2025 é o seguinte:
– 17 de fevereiro: nascidos em janeiro;
– 17 de março: nascidos em fevereiro;
– 15 de abril: nascidos em março e abril;
– 15 de maio: nascidos em maio e junho;
– 16 de junho: nascidos em julho e agosto;
– 15 de julho: nascidos em setembro e outubro;
– 15 de agosto: nascidos em novembro e dezembro.