terça-feira, fevereiro 4, 2025
HomeCotidianoPMs SÃO ACUSADOS DE HOMICÍDIO NA OPERAÇÃO VERÃO NA BAIXADA SANTISTA

PMs SÃO ACUSADOS DE HOMICÍDIO NA OPERAÇÃO VERÃO NA BAIXADA SANTISTA

Dois oficiais e um cabo da Polícia Militar foram denunciados pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) e foram transformados em réus na Justiça por homicídios relacionados à Operação Verão 2023/2024, na Baixada Santista. No primeiro caso, um major é acusado de homicídio qualificado por um incidente ocorrido em Santos. A alegação do oficial de que a vítima estava armada foi contestada pelas investigações. A denúncia foi aceita pelo Judiciário no dia 28 de março.

No segundo caso, um capitão e um cabo foram denunciados por homicídio duplamente qualificado em São Vicente. Segundo o MPSP, houve manipulação da cena do crime para fazer parecer que as vítimas estavam armadas e houve tentativa de obstruir as câmeras operacionais para impedir a gravação do evento. A Justiça aceitou essa denúncia no dia 4 de abril.

Desde o início da Operação Verão, que começou em dezembro de 2023, 56 pessoas foram registradas como mortas em confrontos supostamente envolvendo a polícia. A morte mais recente ocorreu no dia 29 de março, quando um homem de 22 anos foi fatalmente atingido durante uma ação da Polícia Militar destinada ao combate ao tráfico de drogas na Vila Santa Rosa, localizada no Guarujá.

Durante o período da operação, que visava reforçar a segurança na Baixada Santista em razão das férias de fim de ano, foram realizadas 1.025 prisões, das quais quase metade (438) envolvia indivíduos procurados pela Justiça. Além disso, 47 menores foram apreendidos. As polícias Civil e Militar também conseguiram retirar 2,6 toneladas de drogas das ruas e apreender 119 armas de fogo ilegais. A Operação Verão foi encerrada em abril do ano passado, com declarações do secretário de Segurança Pública sobre a realização dos objetivos propostos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!