A Polícia Civil do Amazonas, em colaboração com a Polícia Militar, desmantelou um esquema de tráfico interestadual de drogas na quinta-feira (10). A operação resultou na prisão de um indivíduo de 26 anos e na apreensão de 280 quilos de entorpecentes, além de mais de 10 veículos, uma motocicleta e um caminhão. O prejuízo estimado para o crime organizado é de R$ 10 milhões.
A ação foi conduzida pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), com o suporte do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), sendo considerada uma importante vitória no combate ao tráfico de drogas no estado do Amazonas. O secretário de Segurança Pública do Amazonas destacou a eficácia das forças de segurança e o investimento do estado em medidas contra o crime. Durante este ano, aproximadamente 12 toneladas de drogas foram apreendidas, evidenciando o compromisso do governo em manter a segurança pública.
As investigações iniciadas em fevereiro revelaram que o grupo criminoso operava uma concessionária fictícia com o propósito de lavar dinheiro e transportar drogas para outras partes do país. O delegado-geral da Polícia Civil salientou a relevância de desmantelar a estrutura financeira das organizações criminosas. O uso de falsas concessionárias para atividades ilícitas já era um foco de estudo do Departamento de Narcóticos. Neste caso específico, 10 veículos foram apreendidos, juntamente com uma motocicleta e um caminhão, representando um golpe significativo na dinâmica de tráfico de drogas oriundas da região da Tríplice Fronteira.
Na concessionária, situada no bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus, foram confiscados 240 quilos de maconha tipo skunk e 40 quilos de cocaína, além dos veículos. Segundo dados fornecidos pelo diretor do Denarc, os automóveis eram destinados ao transporte interestadual de drogas, com rotas para as cidades de Santarém (PA) e Fortaleza (CE). Os veículos apresentavam deterioração interna, indicando que estavam prontos para abastecer o comércio de entorpecentes fora do estado, com parte da droga prevista para desembarcar em Santarém e outra em Fortaleza.