30 março 2025
HomePolíticaPresidente do TRE-RJ Exige Respostas da Política Frente ao Crime Organizado

Presidente do TRE-RJ Exige Respostas da Política Frente ao Crime Organizado

O desembargador Peterson Barroso Simão foi empossado como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) em uma cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Tribunal de Justiça do estado. Durante a sua posse, ele enfatizou a necessidade de um posicionamento firme da classe política em relação ao crime organizado.

Barroso Simão destacou que é inaceitável que o voto seja tratado como mercadoria ou seja sujeito a ordens ilegais. Ele expressou a expectativa de um comportamento exemplar daqueles que ocupam cargos por meio de um voto livre e consciente, longe de influências econômicas e imposições. O novo presidente também ressaltou a importância de erradicar a violência perpetrada por milicianos, traficantes e organizações criminosas, que ameaçam o princípio da dignidade humana e comprometam a integridade das eleições.

O desembargador será responsável pela supervisão das eleições de 2026 no estado, assumindo o cargo anteriormente ocupado pelo desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, que foi eleito em 2023. De acordo com a Constituição Federal, são apenas os membros titulares que ocupam as vagas destinadas aos desembargadores estaduais que podem concorrer à presidência da corte. Peterson Barroso Simão foi eleito por aclamação.

Na mesma cerimônia, o desembargador Claudio de Mello Tavares foi empossado como membro do TRE-RJ e assumiu a vice-presidência e a corregedoria regional eleitoral.

O novo presidente, Peterson Barroso Simão, é graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada em Niterói. Antes de ingressar na magistratura estadual, atuou como defensor público do estado do Rio de Janeiro por dez anos e foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Itaboraí durante o período de 1986 a 1987. Como juiz de Direito, Barroso Simão trabalhou nas comarcas de Petrópolis, Nilópolis, Cachoeiras de Macacu, Resende, Teresópolis e Niterói.

Ele também ocupou a presidência da primeira regional da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) por dois mandatos e fez parte da diretoria da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Barroso Simão foi presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) e, durante a pandemia de Covid-19, atuou como presidente do TJ-RJ. Na Justiça Eleitoral, exerceu a função de juiz titular nas antigas zonas eleitorais 114ª e 142ª, agora designadas como 71ª ZE e 72ª ZE, ambas em Niterói. Além de autor de dois livros, o magistrado é membro da Academia Fluminense de Letras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!