4 maio 2025
HomeInternacionalPrimeiro-ministro australiano assegura gestão 'focada' após triunfo nas eleições

Primeiro-ministro australiano assegura gestão ‘focada’ após triunfo nas eleições

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, foi reeleito neste sábado (3). No dia seguinte, celebrando sua vitória, Albanese ressaltou as promessas de um governo “disciplinado e ordenado” para enfrentar o crescente custo de vida e a guerra comercial iniciada por Donald Trump. Durante uma visita ao Café Itália, em Sydney, o premiê de 62 anos foi recebido com aplausos enquanto era cercado por fotógrafos e câmeras de televisão. O Partido Trabalhista, liderado por Albanese, está projetado para alcançar uma maioria significativa no Parlamento, enquanto seu rival, o conservador Peter Dutton, à frente de uma coalizão de partidos, perdeu sua bancada.

Conforme as projeções, os trabalhistas devem conquistar 82 dos 150 assentos disponíveis no Parlamento. A coalizão liderada por Dutton deve somar 36 assentos, outros partidos devem totalizar 12, e a situação de 20 cadeiras ainda não está definida. Após sua vitória, Albanese comentou: “Seremos um governo disciplinado e ordenado em nosso segundo mandato.” Ele também compartilhou momentos emocionantes, servindo sorvete aos repórteres no café que frequentava com sua mãe, destacando que ela ficaria orgulhosa de sua trajetória. “Recebemos a grande honra de servir ao povo australiano e não tomaremos isso como garantido; trabalharemos duro todos os dias”, afirmou.

Albanese, que se tornou primeiro-ministro após uma surpreendente vitória em 2022, reiterou seu compromisso com o desenvolvimento de energias renováveis, o enfrentamento da crise habitacional e o aumento do financiamento para o sistema de saúde. Em um discurso para a multidão, ele agradeceu aos australianos pela chance de continuar servindo o país. “Nesta época de incerteza global, os australianos escolheram o otimismo e a determinação”, destacou.

Por sua vez, Peter Dutton, um ex-policial da brigada de narcóticos de 54 anos, direcionou sua campanha para a redução da imigração, o combate ao crime e a possibilidade de desenvolver energia nuclear civil na Austrália. Após a eleição, Dutton informou que havia parabenizado Albanese por sua vitória, reconhecendo: “Não fomos suficientemente bem nesta campanha, isso é óbvio nesta noite, e aceito toda a responsabilidade pela derrota.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!