Na sexta-feira, dia 4, foi anunciado que a cerimônia anual de premiação do Earthshot, um prêmio ambiental de grande relevância, será realizada no Brasil neste ano. O Prêmio Earthshot foi criado em 2020 pelo príncipe William, com o intuito de fomentar avanços significativos na resolução de desafios ambientais ao longo de uma década. Inspirado na iniciativa “moonshot” do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, que culminou na ida do homem à Lua em 1969, o prêmio tem como meta identificar inovações que ajudem a enfrentar as mudanças climáticas e outras questões ambientais, concedendo a cinco vencedores a quantia de 1 milhão de libras (aproximadamente US$ 1,3 milhão) para o desenvolvimento de seus projetos.
A cerimônia de 2025 será realizada antes da cúpula climática da ONU, COP30, que ocorrerá no Brasil em novembro. O príncipe William mencionou em um vídeo anunciando o evento: “Estou feliz em informar que estaremos no Brasil em 2025. Precisamos de otimismo urgente agora mais do que nunca, e acredito que o Brasil representa isso. Mal posso acreditar que já estamos na metade dos dez anos”. As edições anteriores do Prêmio Earthshot aconteceram em cidades como Londres, Boston, Cingapura e Cidade do Cabo, com o suporte de diversas organizações globais e filantropos.
Entre as personalidades que participaram do vídeo de anúncio estão a atriz Cate Blanchett, a modelo Heidi Klum, o ex-jogador de futebol Cafu, campeão do mundo pela seleção brasileira, e David Beckham, ex-capitão da seleção inglesa. Beckham expressou sua empolgação ao afirmar: “Estou muito, muito animado… (Brasil) — onde natureza e cultura andam de mãos dadas”.