O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participará no início da próxima semana do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, que ocorrerá na Espanha. Durante o evento, será apresentado um investimento de 1,3 bilhão de reais no programa de conectividade do governo federal voltado para a Amazônia, denominado Norte Conectado. Este projeto é considerado a maior iniciativa global que utiliza cabos de internet subaquáticos.
O ministro destacou que, ao iniciar a cotação de preços dos cabos de fibra óptica, um dos fornecedores ficou surpreso com a magnitude do projeto voltado para a instalação subfluvial em nível mundial. A proposta já despertou o interesse de países vizinhos, incluindo um acordo firmado com a Colômbia para levar conectividade à cidade de Leticia, que se localiza na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, onde a instalação dos cabos teve início recentemente.
O projeto contempla a construção de oito infovias, designadas como “estradas digitais”, totalizando 12.000 quilômetros de cabos de fibra óptica. Essa infraestrutura visa conectar 59 municípios localizados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. O principal objetivo é aumentar a capacidade de tráfego de dados e a oferta de internet banda larga em áreas de difícil acesso.
Até o momento, as infovias foram instaladas nos rios Amazonas, Solimões e Branco. As próximas etapas envolverão a instalação de cabos nos rios Madeira, Purus, Acre e Juruá, interligando as cidades de Porto Velho (RO) a Autazes (AM), Rio Branco (AC) a Manacapuru (AM) e Cruzeiro do Sul (AC) a Fonte Boa (AM).
Além das apresentações sobre o projeto, a agenda do ministro inclui reuniões com empresas de telecomunicações, fornecedores e fabricantes de infraestrutura do setor. A visita à Espanha está programada para as próximas segunda e terça-feiras.