31 março 2025
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Projeto Inovador Propõe Teleférico para Impulsionar o Turismo na Brasilândia

A vereadora Sandra Santana, do MDB, expressou em recente entrevista à CNN que a proposição de um teleférico na Brasilândia, localizada na Zona Norte de São Paulo, visa principalmente a melhoria do transporte local, além de potencialmente atrair turistas. O trajeto projetado do teleférico começaria nas imediações do CEU Paz, no Jardim Paraná, e se estenderia até a futura estação Brasilândia da Linha 6-Laranja do metrô, que tem um cronograma para conclusão em outubro de 2026. A partir deste ponto, os usuários poderão se dirigir a outras áreas da cidade.

O teleférico, além de oferecer uma experiência atrativa com vistas panorâmicas, também seria um eixo de conexão entre diversos equipamentos culturais e esportivos. O CEU Paz seria o ponto de partida, e ao longo do percurso, encontraria a Fábrica de Cultura Brasilândia, o que ampliaria suas funcionalidades, promovendo atividades artísticas e interações comunitárias. A vereadora enfatizou que a proposta visa atender principalmente a população local, embora possa também servir como um atrativo turístico, contribuindo para a geração de empregos e renda.

O projeto de lei 32/2025, elaborado por Sandra Santana, busca incorporar o teleférico como um modo de transporte coletivo na capital. O plano é inspirado em sistemas similares em Santo Domingo, na República Dominicana, e em La Paz, na Bolívia, que se tornaram pontos turísticos após a implementação de seus teleféricos. O percurso planejado para o teleférico na Brasilândia teria uma extensão de 4,6 km, com uma velocidade média de 18 km/h, com capacidade para transportar 3.210 passageiros por hora em ambos os sentidos, com intervalos de 15 segundos entre cada veículo.

A escolha da Brasilândia como local para o projeto se deu pela alta densidade populacional, uma vez que o distrito abriga aproximadamente 250 mil habitantes, tornando-se um dos dez mais populosos da cidade. Outro fator a ser considerado é a topografia acidentada da área, que se eleva abruptamente, dificultando o acesso e a mobilidade. A região possui ruas estreitas e íngremes, o que complica o trânsito e o transporte de pessoas e mercadorias.

Atualmente, antes da conclusão da estação Brasilândia do metrô, a principal conexão do distrito é realizada pelo terminal de ônibus da Vila Nova Cachoeirinha. O percurso de ônibus entre o Jardim Paraná e o terminal leva cerca de uma hora, enquanto o tempo estimado para o trajeto de teleférico, que vai do CEU Paz até a futura estação de metrô, é de aproximadamente 20 minutos. Em uma reunião realizada com o prefeito Ricardo Nunes, este demonstrou interesse pela proposta e solicitou informações e estudos técnicos adicionais sobre a possibilidade de implantação do teleférico.

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