28 maio 2025
HomeNegóciosQuem se Beneficia com a Selic Altíssima Após Duas Décadas?

Quem se Beneficia com a Selic Altíssima Após Duas Décadas?

Renda variável: quais setores considerar com a Selic elevada?

Recentemente, na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, a taxa Selic foi aumentada em 0,50 ponto percentual, atingindo 14,75% ao ano. Este é o nível mais elevado desde agosto de 2006. Mudanças na Selic impactam diretamente a rentabilidade dos investimentos. Em geral, um cenário de juros altos tende a favorecer investimentos em renda fixa, levando os investidores a optarem por aplicações mais conservadoras.

Entretanto, apesar das dificuldades, a renda variável pode oferecer vantagens para os investidores. O potencial de rentabilidade mais elevado no longo prazo mantém as ações como uma opção atraente, especialmente em setores com perspectivas de crescimento e uma correlação positiva com a alta dos juros. Indicativos apontam para segmentos específicos da bolsa brasileira que podem se beneficiar da Selic alta, aumentando as chances de sucesso nos investimentos ao longo dos próximos anos.

Historicamente, quando ocorre um aumento da taxa de juros, o Ibovespa costuma apresentar queda, influenciado pela maior atratividade de renda fixa e pelo aumento no custo do capital para as empresas. Contudo, recente registros mostraram que, em meio a uma Selic elevada, o Ibovespa alcançou um novo nadir, encerrando um dia em 140 mil pontos. Esse crescimento pode ser atribuído a incertezas globais, como a guerra comercial, levando investidores a retirarem investimentos das bolsas internacionais, que apresentam preços elevados.

Ademais, o desempenho positivo das empresas listadas no Brasil tem sido crucial para manter a estabilidade do mercado. Os lucros robustos de muitos setores ajudam a evitar quedas acentuadas da bolsa. Empresas que demonstram resiliência e geram caixa de forma consistente estão se destacando nesse ambiente.

Setores específicos têm mostrado desempenho favorável com o aumento da taxa Selic. Por exemplo, o setor bancário tende a se beneficiar, pois os bancos conseguem ampliar seu spread e são mais protegidos em um cenário de instabilidade de juros. O spread bancário, que é a diferença entre as taxas cobradas em empréstimos e as taxas pagas aos investidores, geralmente aumenta nesse contexto.

Outro setor que se beneficia são as seguradoras, que mantêm uma parte significativa de seus recursos em caixa para possíveis indenizações. Esse capital é investido predominantemente em renda fixa, e, com a Selic mais alta, esses investimentos tendem a proporcionar retornos melhores.

Empresas de energia elétrica e provedores de serviços essenciais também são vistas como promissoras. Estas empresas, devido à sua receita previsível e aos contratos de longo prazo, possuem características que favorecem seu desempenho.

Além disso, exportadoras de commodities, como mineradoras e empresas do setor de petróleo, podem se beneficiar, com o fortalecimento da competitividade dos produtos brasileiros diante de uma valorização contida do real.

Para concluir, empresas que apresentam baixo nível de endividamento mostram um resultado financeiro mais robusto, uma vez que os custos com pagamentos de juros são reduzidos, favorecendo a lucratividade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -
Google search engine

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!