8 maio 2025
HomePolíticaRemoção de Famílias em Área de Risco: Anúncio da Prefeitura e Governo...

Remoção de Famílias em Área de Risco: Anúncio da Prefeitura e Governo de SP Hoje no Jardim Pantanal

Ricardo Nunes, Tarcísio de Freitas e o corpo técnico realizarão uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, às 9h, para discutir ações em relação ao Jardim Pantanal, localizado na Zona Leste de São Paulo.

Nesta quarta-feira (7), a Prefeitura e o Governo de São Paulo devem apresentar medidas para enfrentar as inundações que afetam o Jardim Pantanal, um bairro que tem enfrentado esse problema há vários anos. Este ano, a área chegou a ficar submersa por uma semana. Espera-se que a gestão municipal anuncie iniciativas, incluindo a retirada de famílias de áreas de risco. Os moradores que atualmente vivem em condições precárias às margens do rio Tietê devem ser relocate.

Uma das primeiras ações planejadas para o Jardim Pantanal envolve a chamada contenção. A proposta é remover aproximadamente mil casas da área e construir um muro que limitará a expansão da população. A fiscalização das ações será realizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) Ambiental. Outras etapas do projeto serão introduzidas posteriormente.

O encontro está agendado para às 9h, no Palácio dos Bandeirantes. Além do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito Ricardo Nunes, representantes das secretarias de Meio Ambiente e Habitação, bem como o CEO da Sabesp e outros técnicos, também estarão presentes. Durante a reunião, os técnicos da Prefeitura de São Paulo apresentarão possíveis alternativas para a região e abrirão espaço para discussões. O objetivo é obter a aprovação do governo estadual para que as ações sejam implementadas em conjunto.

Em março, o governo estadual iniciou obras de desassoreamento do rio Tietê, abrangendo um trecho de 11,7 km, desde a ponte José Ermírio de Moraes até o córrego Três Pontes, na divisa entre a capital e o município de Itaquaquecetuba. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a obra prevê a remoção de 520,7 mil m³ de sedimentos, 40 mil m³ de vegetação aquática superficial e 150 carcaças de veículos oriundos de roubos ou furtos. Essas ações devem auxiliar na mitigação das enchentes nos bairros Jardim Pantanal, Jardim Helena e Vila Any em Guarulhos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!