O treinador Renato Gaúcho, de 62 anos, afirmou à Itatiaia nesta segunda-feira (27) que foi contatado pelo Cruzeiro a respeito da possibilidade de assumir o lugar de Fernando Diniz no comando da equipe. “O que posso confirmar é que realmente recebi o contato do Cruzeiro”, declarou Renato à reportagem. Atualmente, ele é o principal candidato para substituir Diniz, que foi dispensado pelo Cruzeiro na manhã desta segunda.
Fernando Diniz deixou o Grêmio em 9 de dezembro, após um acordo com a diretoria do clube. Essa foi a quarta passagem de Renato Portaluppi pelo Grêmio. Durante os dois anos e três meses em que esteve à frente da equipe, dirigiu o time em 141 partidas, alcançando 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 57%. Em sua última temporada no Grêmio, Renato conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho e foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro em 2023. No ano seguinte, a equipe gaúcha foi eliminada nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores e enfrentou o risco de rebaixamento na Série A.
Renato Gaúcho teve uma passagem marcante pelo Cruzeiro como jogador em 1992, quando viveu um grande momento e conquistou o Campeonato Mineiro e a Supercopa da Libertadores. Em 17 jogos, anotou 18 gols. No ano seguinte, ele se transferiu para o Flamengo.