O Coordenador para Sanções do governo dos Estados Unidos, David Gamble, visitará o Brasil na próxima segunda-feira, dia 5, para discutir as medidas implementadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, direcionadas a políticos da direita. A informação foi divulgada por um deputado federal, que atualmente se encontra nos Estados Unidos em licença do cargo. A postagem nas redes sociais indicou que Gamble aterrissará em Brasília.
Durante sua estadia, estão programadas reuniões com o senador Flávio Bolsonaro e outros parlamentares ligados à direita. Há também a expectativa de que Gamble se encontre com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que continua hospitalizado em recuperação de uma cirurgia e pode ter alta nos próximos dias.
O deputado comentou sobre a situação de Moraes, afirmando que a pressão sobre ele nos Estados Unidos está aumentando. No conjunto de tópicos a serem discutidos com o Coordenador de Sanções, que está vinculado à diplomacia dos Estados Unidos, serão incluídas não apenas as ações de Moraes, mas também as de outras autoridades brasileiras, como o procurador-geral da República. Gamble irá avaliar se essas autoridades estão agindo em conformidade com os interesses do governo norte-americano.