A redemocratização do Brasil celebra quatro décadas neste sábado (15), assinalando um período de importantes transformações institucionais que se seguiram ao regime da Ditadura Militar. O término desse regime possibilitou a restauração dos direitos civis, políticos e sociais no país. Para refletir sobre essa época, foi feita uma pesquisa sobre as canções e os filmes que eram populares em março de 1985. Na data em que a redemocratização teve lugar, a música “Sem pecado e sem juízo” de Baby Consuelo liderava as paradas no Brasil.
No final de março de 1985, a canção internacional “We Are The World,” que juntava várias celebridades com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na África, se tornou a mais popular no Brasil. O portal This Day in Music identificou outras músicas que se destacaram em diferentes países no dia 15 de março de 1985, como “You Spin Me Round (Like a Record)” da banda Dead or Alive no Reino Unido e “Can’t Fight This Feeling” do REO Speedwagon nos Estados Unidos. Além disso, a balada romântica “I Want To Know What Love Is” da banda Foreigner ocupava posições de destaque nas paradas musicais na Austrália e no Canadá.
Em relação aos filmes que alcançaram popularidade em 1985, o site Box Office Mojo, parte do IMDB Pro, apontou “De Volta Para o Futuro” como o filme de maior bilheteira do ano que marcou a redemocratização. Outros títulos notáveis como “A Cor Púrpura” e “Clube dos Cinco” também estrearam no mesmo ano. No Brasil, um dos filmes proeminentes em março de 1985 foi “Cabra Marcado Para Morrer,” conforme informações do site Playback.fm, que lista os longas de maior sucesso de bilheteira e com melhores classificações na data de lançamento.
“Cabra Marcado Para Morrer” é um documentário dirigido por Eduardo Coutinho, cuja filmagem foi interrompida após o golpe militar de 1964, sendo retomada 17 anos depois e lançado em 1984. A obra retrata a vida de João Pedro Teixeira, um líder rural da Paraíba que foi assassinado em 1962. O filme foi exibido no Festival de Berlim em 1985, durante o ano da redemocratização, e obteve a quarta posição na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
A ligação entre as músicas que marcam a juventude e suas implicações na vida das pessoas é um tema que desperta reflexão.