O surfe no estado do Rio de Janeiro, amplamente reconhecido nacional e internacionalmente, está prestes a ganhar um significativo avanço nos próximos anos. A construção das primeiras piscinas de ondas do estado já está em andamento em Mangaratiba e Búzios, com previsão de inauguração para 2026. Essas estruturas têm a intenção de proporcionar as ondas mais longas do Hemisfério Sul.
As piscinas de ondas já fazem parte do circuito mundial, com eventos realizados em locais como o Surf Ranch, na Califórnia, e em Abu Dhabi, que abriga a maior piscina de ondas do mundo. Ambas as instalações são de propriedade do renomado surfista Kelly Slater.
As novas piscinas utilizarão a tecnologia Endless Surf, que é também aplicada nos parques da Disney World. Essa tecnologia possibilita uma criação precisa e contínua de ondas. O design das piscinas permite a geração simultânea de ondas em ambas as extremidades, com capacidade para produzir até 700 ondas por hora.
O projeto está sendo desenvolvido pelo Brasil Surfe Clube, que planeja construir instalações dedicadas exclusivamente ao surfe, oferecendo infraestrutura adequada para a prática desse esporte.